sábado, 30 de agosto de 2008

Tribuna do Norte 30.08.08

TRIBUNA DO NORTE – NATAL - 30.08.08

Associação abre inscrições para concurso literário Júnior Santos MULHERES ADVOGADAS - Lúcia Jales explica como as advogadas devem se inscrever
30/08/2008 - Tribuna do Norte
A Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica no Rio Grande do Norte (ABMCJ-RN) abre as inscrições para o 1º Concurso Literário, na próxima segunda-feira. O tema desta edição é “A Importância da mulher no mundo político, jurídico e dos negócios”. De acordo com o regulamento só mulheres bacharelas em Direito poderão participar do concurso. A inscrição é gratuita, e poderá ser feita do dia 1º ao dia 30 de setembro. O artigo deverá ser entregue no ato da inscrição, no Centro de Educação e Planejamento Profissional (CEPP), na rua Açu, 572, Tirol.
Para a presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica, Lúcia Jales, o objetivo do concurso é incentivar cada vez mais a cultura no estado do Rio Grande do Norte. “Essa, inclusive, é umas das finalidades da nossa Associação”, disse.
As redações serão entregues a uma comissão formada por três advogadas, que em seguida repassarão para a banca examinadora, formada por três professores da área jurídica e coordenada pela Professora Mestre de Monografia da Pesquisa Jurídica. Essa Banca avaliará as redações dentro das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O concurso literário conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Faculdade de Natal, (Fal) e Tribuna do Norte.
Os três primeiros colocados ganharão a inscrição para a XX Conferência Jurídica, pagas pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte, e os artigos serão publicados pela Tribuna do Norte. O primeiro colocado também publicará o artigo na revista jurídica Ágora. Todos os artigos inscritos no concurso estarão disponíveis na biblioteca da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira jurídica. A divulgação do concurso está previsto para o dia 3 de novembro. Os três primeiros colocados receberão os prêmios na abertura da XX Conferência Nacional dos Advogados, realizada do 11 ao dia 15 de Novembro. Para Lúcia Jales configura-se como o maior evento jurídico do país e por isso dará uma maior visibilidade aos vencedores.
O edital e o resultado do concurso estarão disponíveis no site da ABMCJ, no http://www.luciajales.com.br/, ou no blog abmcjrn.blogspot.com.
Maiores informações sobre o concurso podem ser obtidas através do telefone 3611-9224.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

GANHE A SUA INSCRIÇÃO NA CONFERÊNCIA DOS ADVOGADOS

A colega que tiver seu artigo vencedor no Concurso literário promovido pela ABMCJ RN, cujo tema ¨A IMPORTÂNCIA DA MULHER NO MUNDO JURÍDICO, POLÍTICO, E DOS NEGÓCIOS, receberá os seguintes prêmios:


Primeiro lugar:

Publicação do artigo na revista jurídica ÁGORA;
Publicação do artigo no jornal A Tribuna do Norte;
Inscrição quitada na Conferência dos Advogados;
Receberá o prêmio por ocasião da grande Conferência.

Segundo e terceiro lugares:

Publicação do artigo no jornal A Tribuna do Norte;
Inscrição quitada na Conferência dos Advogados;
Receberá o prêmio por ocasião da grande Conferência.


13ª CARREIRA JURÍDICA...

A carreira jurídica da OAB/RN têve início em 1995, este ano foi a 13ª.
A participação feminina sempre foi pequena, mas nos últimos 5 anos esse nº tem aumentado.
São 4,7km. Toda mulher que participa recebe medalha.
Este foi o 3º ano que participo, recebi medalha e também troféu. Comecei como uma brincadeira e hoje não deixo mesmo de participar, porque é muito boa essa participação, nos avaliamos na n/resistência física.

Um bjo, Margarida Simplicio"


NOSSOS PARABÉNS à querida MARGARIDA SIMPLICIO que participou da carreira jurídica da OAB RN, colega que representou tanto a OAB com a ABMCJ-RN, de forma elegante recebeu o troféu do nosso queridíssimo Conselheiro Federal ADILSON GURGEL DE CASTRO.

LÚCIA JALES




quarta-feira, 27 de agosto de 2008

13ª CARREIRA JURÍDICA E O SOCIAL...

"Nem a chuva no domingo passado (17) fez os atletas jurídicos ficarem fora do encerramento Semana do Advogado 2008. A 13ª Carreira Jurídica reuniu mais de 400 esportistas. Em Mossoró e Caicó também foram realizadas programações especiais para os advogados. A Diretoria da OAB/RN fez questão de participar das comemorações também no interior do Estado."

Fonte: http://www.oab-rn.org.br/detalhenoticia.php?idNOTICIA=2307



OAB/RN doa 800kg de alimentos arrecadados com a Carreira Jurídica - 22/08/2008


Atendendo solicitação da Casa do Menor Trabalhador, a Seccional Potiguar fez a entrega dos 800 kg alimentos arrecadados com a 13ª Carreira Jurídica na manhã desta sexta-feira, dia 22, à irmã Lúcia Montenegro. Na oportunidade, o presidente da OAB/RN, Paulo Teixeira, na presença da esposa e da tesoureira Valderice Nóbrega, teve a oportunidade de conhecer um pouco das muitas dificuldades enfrentadas pela instituição que sobrevive de projetos, parcerias e ajudas. "Todo mês é uma luta para pagarmos as contas. Temos que conseguir dinheiro para pagar a 21 funcionários e as obrigações sociais", diz a irmã. Ela diz que a casa recebe qualquer ajuda. "Se a pessoa não pode vir deixar na Casa do Menor, é só nos comunicar e nós iremos buscar", afirma a irmã.

Fundada em 1987, como fruto da Campanha da Fraternidade, que teve como lema "Quem acolhe um menor, a mim acolhe", a Casa é responsável pela colocação de centenas de menores no mercado de trabalho, através da profissionalização.

"São crianças do ensino fundamental, que passam o dia aqui. Num expediente, elas assistem aulas; noutro, ficam aqui, brincando. Se não estivessem aqui, estariam na rua, fazendo o que não presta", explica a Irmã Lúcia, diretora da Casa. Ao todo, são 470 crianças.

As doações podem ser de roupas, cestas básicas, material esportivo, móveis usados e até livros. A Casa também tem uma biblioteca, aberta aos alunos para leitura e pesquisa. Todos os volumes atualmente existentes na biblioteca foram conseguidos através de doações. No entanto, ainda há carência de livros para melhorar o acervo da biblioteca.

Fonte:

http://www.oab-rn.org.br/detalhenoticia.php?idNOTICIA=2308

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

EDITAL DO CONCURSO LITERÁRIO

Caras Colegas Mulheres da Carreira Jurídica,




Vejam o edital publicado na Tribuna do Norte em 20.08.08.

Seja uma VENCEDORA......


I CONCURSO LITERÁRIO
A IMPORTÂNCIA DA MULHER NO MUNDO JURÍDICO, POLÍTICO E DOS NEGÓCIOS

EDITAL Nº 001/2008 – ABMCJ/RN

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Comissão Rio Grande do Norte – ABMCJ/RN, faz saber a todos os interessados que estarão abertas as inscrições para o I CONCURSO DE ARTIGOS: TEMA - A IMPORTÂNCIA DA MULHER NO MUNDO JURÍDICO, POLÍTICO E DOS NEGÓCIOS, para a concessão de premiação conforme as seguintes disposições:


CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1°. O presente Edital dispõe sobre as regras para seleção dos artigos que comporão a primeira edição do concurso de artigos para Mulheres de Carreira Jurídica do RN.
Art. 2°. O Concurso é direcionado às Mulheres profissionais integrantes da Carreira Jurídica, naturais ou domiciliadas, obrigatoriamente, no Estado do Rio Grande do Norte. Serão selecionados três artigos como vencedores, os quais receberão premiação pela classificação padrão em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Art. 3°. Cada autora participante somente poderá submeter um único trabalho à avaliação, ainda que produzido em co-autoria, sob pena de eliminação, a qualquer tempo, dos trabalhos por ela submetidos.
Art. 4º. Os artigos deverão ser formatados e submetidos de acordo com as regras presentes neste Edital e no Guia de Normas, constante no Anexo I.
§1º. As regras de publicação para a primeira edição do concurso têm por base as determinações normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, nos seguintes moldes:
I - Apresentação do artigo: ABNT NBR 6022 e ABNT NBR 14724, sendo que esta última deve ser utilizada apenas no que a primeira for omissa;
II - Referências: ABNT NBR 6023;
III - Numeração Progressiva das Seções do Documento: ABNT NBR 6024;
IV - Título, Resumo e Palavras-chaves (em língua vernácula e estrangeira): ABNT NBR 6028;
V - Citações: ABNT NBR 10520.
§2º. No que diz respeito a eventuais lacunas e imprecisões presentes nas normas da ABNT citadas nos incisos do parágrafo anterior, dever-se-á seguir as regras determinadas pelo Conselho Editorial no Guia de Normas, bem como as compreendidas neste Edital.
Art. 5º. Será admitida somente a língua espanhola para fins de produção da versão em idioma estrangeiro do título, resumo e palavras-chave.
Art. 6º. O artigo a ser submetido deverá obedecer a um mínimo de cinco e máximo de 15 (quinze) laudas, inclusos os gráficos, tabelas, referências e outros aspectos inerentes ao texto.

CAPÍTULO II
DO PROCESSO SELETIVO

Art. 7°. O processo seletivo consistirá em duas etapas, quais sejam uma primeira, denominada de Seleção Formal, e uma posterior, chamada Seleção Material.
§1º. A etapa de Seleção Formal tratará de analisar se houve obediência da formatação do artigo às regras técnicas de publicação, conforme artigo 4º, sendo eliminatória.
§2º. A etapa de Seleção Material consistirá na análise científico-jurídica dos artigos pelos membros do Conselho Editorial, o qual deverá observar se houve atendimento ou não dos aspectos científico-jurídicos necessários à publicação.
Art. 8°. Após um artigo ser aprovado pelo Conselho Editorial, este poderá realizar nele pequenas modificações, apenas com o intuito de sanar falhas de redação ou de formatação.
Art. 9º. Por ocasião da Seleção Material, em havendo mais artigos recomendados para publicação do que o número delimitado, utilizar-se-ão critérios de desempate, priorizando-se, sucessivamente, o artigo:
I – cuja autora possuir maior idade;
II – cuja autora possuir maior tempo comprovado de exercício profissional.

CAPÍTULO III
DO CONSELHO EDITORIAL

Art. 10 – O Conselho Editorial será formado por três integrantes, sob a coordenação da mestre e professora de monografia da pesquisa jurídica, Lenice Silveira Moreira de Moura.

CAPÍTULO IV,
DA INSCRIÇÃO DOS ARTIGOS

Art. 11. As candidatas que desejarem submeter artigos ao Concurso deverão remetê-los ao Conselho Editorial no período de 1º a 30 de setembro de 2008.
I. A inscrição supra citada será GRATUITA.
II. O Conselho Editorial entregará o resultado até 30 de outubro de 2008.
Art. 12. A candidata deverá entregar dois envelopes do tipo papel madeira, tamanho A4, os quais deverão estar sem identificação e devidamente lacrados. A entrega dos envelopes deverá ser efetivada no Centro de Educação e Planejamento Profissional – CEPP, situado à Rua Açu, 572, Tirol, CEP 59.020-110, nesta capital, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h, devendo ser entregue junto à Comissão Organizadora, a qual é composta pelas advogadas Adriana Ortiz, Carla Magno, Keila Noronha e Nadjaluce Barros, podendo ser protocolado pelas funcionárias Maria das Dores Varela ou Janne Cleide Maria da Silva, telefone 3611.9224.
§ 1°. O primeiro envelope deverá conter:
I - duas versões impressas, inteiramente na cor preta e com fonte “arial”, tamanho 11, em papel A4 branco, idênticas à versão digital, e sem qualquer identificação da autora;
II - um cd contendo a versão digital do artigo. Os arquivos neles contidos devem estar gravados em processador de texto Word, versão 6.0 ou superior “necessariamente, os arquivos devem estar em extensão “.doc”. O disco compacto deve estar identificado externamente com:
a. título do texto.
§ 2°. O segundo envelope deverá conter duas folhas:
I - A primeira deverá, necessariamente, estar por sobre a segunda, e conterá:
a. título do texto.
II - Na segunda folha, a qual reitera-se, deverá estar sob a primeira, constarão os seguintes dados:
a. título do texto;
b. nome, telefone e e-mail de cada autora.


CAPÍTULO V
DA PREMIAÇÃO

Art. 13. Em consonância com o artigo 2º deste Edital, a premiação das vencedoras consistirá:
I – pela classificação em primeiro lugar, o artigo vencedor será publicado na ÁGORA - Revista Jurídica, bem como no jornal local Tribuna do Norte.
II – o artigo classificado em segundo lugar será publicado no jornal local Tribuna do Norte.
III – o artigo classificado em terceiro lugar será publicado no jornal local Tribuna do Norte.
§ 1°. As autoras dos artigos premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares terão direito a inscrição quitada pela OAB/RN na XX Conferência Nacional dos Advogados.
§ 2°. A premiação referida neste artigo será realizada por ocasião da XX Conferência Nacional dos Advogados, que realizar-se-á em Natal/RN, entre os dias 11 e 15 de novembro de 2008.

CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 14. Os artigos não selecionados para premiação no concurso poderão participar de novo processo seletivo promovido pela ABMCJ/RN, caso a (s) autora (s) deseje (m), e desde que sejam novamente submetidos a novo processo de avaliação. Todos os artigos inscritos ficarão disponíveis para leitura e consulta dos interessados no acervo da futura Biblioteca da ABMCJ/RN.
Art. 15. Os dados, conceitos e referências trazidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade das autoras.
Art. 16. Caso seja verificado plágio ou algum outro ato improbo, tal fato ocasionará a imediata exclusão do trabalho do Processo Seletivo.
Art. 17. O presente Edital rege-se pelas suas regras e Anexo I, e tem vigência imediata.
Art. 18. Os casos omissos serão decididos pelo Conselho Editorial do concurso.
Publique-se e cumpra-se.
ABMCJ/RN, em Natal/RN, 18 de agosto de 2008.



Maria Lúcia C. Jales
Presidente da ABMCJ/RN

domingo, 17 de agosto de 2008

PARABÉNS AO TJ/RN











A ABMCJ RN parabeniza aos que fazem o Tribunal de Justiça do nosso Estado, na pessoa do seu Presidente Oswaldo Cruz, pela realização do 2º ano do projeto ¨Justiça na Praça,¨ no qual, de imediato, demonstrou produzir muitos frutos, quiçá com o passar dos anos; pois, somente por parte desta Associação, duzentas e doze (212) Mulheres tiveram suas necessidades jurídicas devidamente sanadas.

Imperioso nos dias atuais que os Tribunais ouçam o clamor do povo, se aproximem dos jurisdicionados, atentem às queixas das partes, se preocupem com a eficiência da atividade mais essencial ao cidadão. Assim, as Instituções Jurídicas tornar-se-ão verdadeiramente eficientes e eficazes, bem como, seus representantes dignos de merecerem os lugares nos quais ocupam.

Nesse contexto, a Associação das Mulheres da Carreira Jurídica orgulha-se ter no seu quadro de Associadas, as Juízas: Zeneide Bezerra, Lindalva Medeiros, Fátima Soares e Soledade Fernandes.


LÚCIA JALES
Presidente da ABMCJ RN

sábado, 16 de agosto de 2008

ABMCJ atende a 212 mulheres carentes

O estande da ABMCJ RN no projeto ¨justiça na praça¨foi de grande produtividade, haja vista terem sido atendidas duzentas e doze mulheres carentes as quais precisaram de atendimento jurídico. Diversas necessidades; de informações a separações e divórcios judiciais. A requerente verbalizava sua necessidade, a colega já a acompanhava até o estande do judiciário, localizado vizinho ao da ABMCJ onde era realizada a audiência e, em decorrência a resolução do problema.

Parabéns às associadas que prestigiaram, colaboraram e, principalmente, àquelas às quais reverzando asseguraram todo o atendimento jurídico : Lindalva Medeiros, Lucineide Freire, Lúcia Jales, Margarida Simplício, Nadjaluce Barros, Keila Noronha, Marta Barbosa, Teresinha Teixeira, Núncia Conrado, Risomar Lima, Lúcia Lins, Elisabeth Lindimberg, Carla Magno, Francisca das Chagas, Celia Menezes, Nalva e Thaisa Coelho, sem falar nas juízas organizadoras do evento Zeneide Bezerra e Fátima Soares.

Isto é contribuir verdadeiramente para a cidadania.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

II JUSTIÇA NA PRAÇA...

Justiça na Praça leva serviços à população
15/08/2008 - Tribuna do Norte



O maior sonho de Simone Praxedes era oficializar o relacionamento com José Jorge Soares, mas não era possível tirar R$150,00 do orçamento do casal, que já está junto há oito anos, para realizar o casamento civil. Mas graças ao projeto Justiça na Praça, Simone e Jorge e outros 99 casais conseguiram oficializar a união.

“Meu maior sonho era casar como manda o figurino, mas nunca tivemos condições. No ano passado, tentamos, também através desse projeto, mas como tinha muita gente não deu certo. Este ano conseguimos. Estou muito feliz!”, disse Simone, que está esperando o primeiro filho do casal.

O mais interessante é que outros dois casais da família de Simone também estavam se casando. Os tios Ubiratan Soares de Souza e Marta Lúcia Rodrigues, e os primos Edson Soares de Souza e Maria Aparecida de Souza. A cerimônia aconteceu na manhã de ontem no Largo do teatro Alberto Maranhão. Hoje pela manhã os outros 50 casais vão dizer o tão esperado ‘sim’.

Esse casamento comunitário faz parte do Projeto Justiça na Praça, que já está na sua segunda edição. Criado para aproximar, cada vez mais, o Poder Judiciário potiguar da população, os serviços jurídicos estão disponibilizados em plena praça pública. São serviços como audiências de conciliação previamente agendadas, assistência e orientação jurídica gratuita, entrada em ações junto ao Juizado Virtual, entre outros.

Dispensando a burocracia e o formalismo que desmotivam as pessoas mais simples a procurarem a Justiça, a expectativa é de que sejam realizados três mil atendimentos, contra os mil que foram realizados no ano passado. “Com esse projeto, daremos atendimento jurídico, de forma rápida e eficaz, às pessoas mais simples, mostrando que o Judiciário é um aliado na busca de solução para os seus problemas. É um reconhecimento de que a nossa Justiça está deixando de ser morosa e está fazendo o trabalho que lhe cabe”, disse o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Osvaldo Cruz.

Um dos serviços mais procurados pela população foi a emissão das carteiras de identidade e de trabalho. Para se ter uma idéia, menos de uma hora depois de ter começado o trabalho, os servidores do ITEP já tinham feito cerca de 100 carteiras de identidade. Uma delas foi a da estudante Fernanda Rafaela Pereira de Souza, que sai do bairro de Igapó para aproveitar a oportunidade.

“Já estava querendo fazer a minha identidade, mas achava muito caro pagar R$15,00 pelo documento. Quando soube desse projeto, vim correndo fazer o RG e ainda vou tirar a carteira de trabalho. É longe de casa, mas valeu à pena porque já vou sair daqui com os dois documentos”, disse a estudante.

Para a coordenadora do Justiça na Praça, Maria Zeneide Bezerra, o projeto proporciona uma justiça simples e ágil, como é a vontade de todos. “O II Justiça na Praça se consagra como um grande mutirão de cidadania, congregando ações e projetos do Poder Judiciário e de outras Instituições parceiras em um mesmo espaço, possibilitando que todos tenham acesso à Justiça de forma célere e simples”, disse a magistrada.

Além dos serviços jurídicos a população também vai conferir diversas apresentações culturais como a oficina “O eleitor do Futuro”(alunos participantes do Projeto “Justiça e Escola”); Bandas da Aeronáutica e da Marinha, Grupo de Chorinho do SESI; Show com João Batista e apresentação de diversos Grupos Culturais; Mostra de Talentos dos servidores do TJRN e um Bazar Beneficente em prol do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC)RN.

O II Justiça na Praça acontece até às 17h de hoje no largo do Teatro Alberto Manhão. Todos os serviços têm início a partir das 9h da manhã.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

JUSTIÇA NA PRAÇA

Queridas Colegas da Área Jurídica,


Sabemos que o TJRN realizará a segunda versão do projeto Justiça na Praça possibilitando à população cada vez mais o acesso à Cidadania. Diversos serão os serviços prestados por ocasião do evento: juizado virtual, justiça itinerante, diário de justiça eletrônico, consulta processual, casamento comunitário, conciliações, emissões de identidades, de CTPS, quitação eleitoral e assessoria jurídica gratuíta.
A ABMCJ RN far-se-á presente com a importante contribuição no sentido de atender às Mulheres Carentes as quais procurarem o nosso estande.
A equipe de atendimento será formada pelas colegas Lindalva Medeiros, Lúcia Jales, Nadjaluce Barros, Lucineide Freire, Margarida Simplício, Marta Barbosa e Keila Noronha e estará disponível para servir, bem como agradecer a contíbuição das demais colegas.
Por isso, pedimos à cada uma para comparecer ao largo do Teatro Alberto Maranhão, praça enfrente a rodoviária antiga, nos dias 14 e 15 de agosto, a partir das 9:00 horas, para visitar e prestigiar a realização do projeto no qual graças ao esforço dos que fazem o TJRN tornou-se uma realidade.

Somente UNIDAS ajudaremos!!!!!


Lúcia Jales
Presidente da ABMCJ RN

PARABÉNS!!!

A Você Querida Advogada Parabéns pelo seu DIA....

A Você atleta da carreira jurídica PARABÉNS pela sua participação, precisamos não apenas ganhar mas, sobretudo participar...PARABÉNS!!!!!

sábado, 9 de agosto de 2008

FELIZ DIA DOS PAIS!



PAI DO TIPO...

Algumas visões divertidas de um Pai...

PAI-AÇO: brincahão como palhaço e resitente como aço.

PAI-ELO: mostra ao filho sua visão do mundo e orienta o melhor caminho. É o pai "antenado"... Moderno.

PAI-ISO: de qualidades nobres, disciplinado... Tem certificado e tudo. Geralmente faz tudo certinho.

PAI-OSSO: resistente aos argumentos. Sabe sempre o que é melhor! É o"osso duro de roer"

PAI-UTI: está sempre pronto pra socorrer... É só procurar. Ele está sempre ali. É o "socorro-pronto"!


Inexiste um único tipo de pai...
Geralmente ele é um pouco de cada tipo acima e muito mais!

E com certeza ele SEMPRE SERÁ O MELHOR PAI DO MUNDO!


Autora: Liege Machado

I CONCURSO LITERÁRIO ABMCJ RN

SE VOCÊ É BACHAREL EM DIREITO E DOMICILIADA NO RN...VEM AÍ....

TRIBUNA DO NORTE – JORNAL DE WM – 09.08.08

Jurista escritora A Associação Brasileira de Mulheres com Carreira Jurídica, aqui do Rio Grande do Norte, anuncia o seu I Concurso Literário. O edital sai no dia 15. Tema: “Importância da mulher no mundo jurídico, político e dos negócios”. Podem participar “todas as mulheres com carreira jurídica (bacharéis em Direito) domiciliadas no Rio Grande do Norte”.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Encaminhado pela nossa querida Chaguinha/ TRT/RN.
Queridas para todas Vocês e, para os homens inteligentes,

No princípio eu era a Eva
Criada para a felicidade de Adão
Mais tarde fui Maria
Dando à luz aquele
Que traria a salvação
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi:
Não dá mais!
Quero minha dignidade
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha
Sou pai, mãe, arrimo de família
Sou caminhoneira, taxista,
Piloto de avião, policial feminina,
Operária em construção...
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER..!!!!
O Autor é Desconhecido

Enviar a todas as MULHERES MARAVILHOSAS e só aos homens inteligentes...
ABMCJ-RN lança concurso literário

Natal, 06 de agosto de 2008 - A Associação Brasileira de Mulheres com Carreira Jurídica no Rio Grande do Norte (ABMCJ-RN), com o intuito de incentivar a cultura, lança o seu I Concurso Literário. Com o tema “Importância da mulher no mundo jurídico, político e dos negócios”, serão aceitos textos em forma de artigo com até oito laudas. Podem participar todas as mulheres com carreira jurídica (bacharéis em Direito) domiciliadas no RN.
O edital será lançado no dia 15 de agosto e as inscrições, que serão gratuitas, acontecerão entre os dias 01 e 30 de setembro. A avaliação será feita no mês de outubro. A banca avaliadora será composta por três mestres sendo coordenada pela professora de monografia da pesquisa jurídica Lenice Silveira Moreira de Moura.
A vencedora do I Concurso Literário da ABMCJ-RN terá o artigo publicado na revista Justiça Ágora e receberá o prêmio durante a conferência dos advogados, que será realizada em Natal, entre os dias 11 e 15 de novembro.
A presidente da ABMCJ, Lucia Jales, está trabalhando para viabilizar as parcerias e luta, junto à OAB-RN, para tentar a quitação da entrada na Conferência dos Advogados de todas que inscreverem seus textos no concurso.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

HOMENAGEM...

Os desembargadores Osvaldo Cruz, Amaury Moura, Aécio Marinho e a juíza aposentada Lindalva Medeiros foram homenageados na última sexta-feira (1) com o título de cidadão portalegrense. A homenagem é concedida aos cidadãos que prestam relevantes serviços ao município. A solenidade ocorreu no hotel Portal da Serra.


Veja um pouco do currículo dos homenageados:


O Desembargador Aécio Marinho ingressou na magistratura em 1969, assumindo o cargo de Juiz de Direito em Florânia, passando também pelas Comarcas de Acari, Currais Novos e Caicó, onde permaneceu por três anos. Este mesmo período fez concurso para professor de direito da UFRN, sendo aprovado em 1º lugar.

Removido para Natal, assumiu a 3ª Vara de Família e em 1992 foi promovido ao cargo de Desembargador do TJRN. No Tribunal exerceu a função de Corregedor Geral de Justiça, no biênio 1993/94; presidiu o Tribunal Regional Eleitoral, no biênio abril de 1995/1997. Em 13 de novembro de 2002 foi eleito presidente do Tribunal de Justiça, para o biênio 2003/2004. A marca da sua administração foi a informatização do Poder Judiciário.

O Desembargador Amaury Moura terminou o bacharelado em Direito pela UFRN em 1976, exerceu a advocacia e ingressou na Magistratura em 1978, após aprovação em concurso público. Exercendo as funções de juiz nas Comarcas de Pendências, São Tomé, Monte Alegre, São Miguel, Areia Branca. Em 1985, foi promovido por antiguidade para a comarca de Natal sendo titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, onde permaneceu até 1996, quando foi promovido para o cargo de Desembargador pelo critério de merecimento.

Foi Vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral e Corregedor-Geral Eleitoral no ano de 1996 e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral no ano seguinte. No Tribunal de Justiça foi Diretor da Revista de Jurisprudência do TJ/RN, no biênio 1999/2000. Presidente da Primeira Câmara Cível, membro do Conselho da Magistratura e Vice-presidente do TJ no biênio 2001/2002. Foi eleito Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte em 15 de novembro de 2004, para o biênio 2005/2006. Atualmente é Diretor da Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte.

O Desembargador Osvaldo Cruz terminou o Bacharel em Direito pela UFRN em 1973. Aprovado em concurso para a magistratura em 1976, exercendo suas atividades na Comarca de Jucurutu, São José de Campestre, Santa Cruz. Sendo promovido, por antiguidade, para a Comarca de Natal, atuando na Vara de Tóxicos e Entorpecentes (4ª Vara Criminal de Natal) e logo depois na 2ª Vara da Fazenda Pública. Membro do TRE de 1994 a 1996. Promovido para o cargo de Desembargador, no ano de 1997, pelo critério de merecimento.

Foi Presidente do TRE/RN no biênio 2001/2002. Corregedor Geral da Justiça no biênio 2003/2004. Ouvidor Geral de Justiça no biênio 2005/2006. Autor de pareceres votos e estudos especializados, publicou o código de Normas da corregedoria em 2004. Atualmente é presidente do TJRN.

A juíza aposentada Lindalva Medeiros terminou o curso de direito na UFRN em 1978, atuando logo em seguida, como assistente jurídico do Conselho Penitenciário do RN. Em 1982, foi aprovada em Concurso Público para magistratura, sendo nomeada para a Comarca de Portalegre. Exercendo a magistratura também nas Comarcas de Touros, Areia Branca e João Câmara, onde se aposentou.

Após sua aposentadoria atuou como assessora jurídica no gabinete do des. Ivan Meira Lima, foi integrante do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte – AMARN no Biênio 1998/2000 e Vice-Presidente dos Magistrados Aposentados da AMARN em três gestões consecutivas: 2002/2004, 2004/2006 e 2006/2008. Atualmente exerce a advocacia, sendo integrante da Diretoria da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica do Rio Grande do Norte – ABMCJ, Integrante do Conselho Municipal das Mulheres – CMM para a gestão 2008 a 2010 e sócia diretora do Centro de Educação e Planejamento Profissional – CEEP.