quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

20º CONGRESSO NACIONAL DA ABMCJ...


O 20º Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), que abordou o tema "As mulheres na luta pelos seus direitos, suas conquistas e seus sucessos", foi encerrado com uma palestra da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, no Hotel Pestana.

A chefe do executivo municipal apresentou os projetos da administração destinados as mulheres e abordou a questão das "Mulheres ocupando cargos de poder e decisão". Mais de 200 mulheres, de todos os estados do país, participaram do evento, com o objetivo de reunir os membros da associação para debater, apresentar casos e viabilizar conquistas pelos direitos do sexo feminino.

Na sua palestra, a prefeita listou os números da população brasileira. São 5 milhões de mulheres a mais do que homens no país, o que representa 51% dos habitantes. Em Natal, esta diferença é ainda maior, sendo 53% dos natalenses do sexo feminino.

A situação da mulher, atualmente, também foi mostrada pela chefe do executivo municipal. Trinta e cinco por cento das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres. Das que possuem algum trabalho, 88% também cuidam das tarefas domésticas.

"A mulher faz muito bem o trabalho dos bastidores, da organização, mas são raros os casos em que ela própria assume o comando. Em 2008, apenas 20% das candidaturas foram de pessoas do sexo feminino", lembrou a prefeita. Ao final das eleições, apenas 12% de vereadoras foram eleitas e 9% de prefeitas. "As mulheres continuam sendo minoria nas posições de gestão e na política", afirmou Micarla.

Em seguida, Micarla de Sousa enfatizou o pioneirismo potiguar em oferecer igualdade de condições para as mulheres. O estado é, por exemplo, o único que tem no seu governo e na Prefeitura de sua capital, uma mulher no comando. "Em nosso estado temos mulheres para todas as esferas de poder: uma governadora, várias prefeitas, uma senadora, duas deputadas federais, três deputadas estaduais, duas vereadoras na capital e em vários outros municípios".

A prefeita lamentou que apesar do histórico do estado que contou com o primeiro voto feminino no Brasil, a predominância masculina no poder ainda é uma regra geral.

Projetos da prefeitura

Por fim, a prefeita Micarla de Sousa apresentou os projetos feitos pela administração municipal desde o início de 2009. Entre os que beneficiam diretamente a mulher, tema central do evento, a chefe do executivo destacou o Hospital da Mulher, a Unidade de Pronto Atendimento Infantil Sandra Celeste, e os projetos Beleza da Gente e Moda da Gente, ambos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

A palestra também enfatizou a importância do trabalho destinado a educação infantil, executado agora por meio de ações multidisciplinares. "Não adianta se preocupar apenas com os índices escolares, mas com toso os fatores que contribuem para o bom rendimento dos alunos", explicou.

A prefeita falou sobre a recuperação dos Centros de Educação Infantil da cidade, cujos espaços e estrutura foram ampliados, além da entrega aos alunos do fardamento e material escolar completos. Estas ações aliadas ao fornecimento do complemento nutricional "Merenda em Casa", ajudaram a Prefeitura do Natal a combater a evasão escolar no município.

Congresso

"Fico feliz em participar deste congresso que debate o espaço e papel da mulher na sociedade, tratando de nossas lutas, conquistas e responsabilidades", completou a prefeita.

A ABMCJ é uma organização não governamental de caráter cultural, sem fins lucrativos, fundada em Belo Horizonte e que possui representações em 24 estados espalhados por todo o Brasil. A associação tem o papel de congregar as mulheres de todas as áreas da carreira jurídica, realizado ainda atendimentos jurídicos gratuitos, aconselhamentos, conscientização, ações de defesa e a promoção dos direitos da mulher. [...]
Leia a matéria na íntegra no Correio da Tarde
(Liege Machado)

Nenhum comentário: