terça-feira, 17 de março de 2009

ABMCJ RN NA ÄÇÃO DE CIDADANIA¨








PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DE NATAL
·
17/03/2009 - 10:35 Atualizada em: 17/03/2009 às 10:35
Judiciário oferece serviços em projeto social
O Poder Judiciário do Rio Grande do Norte esteve presente na "Ação de Cidadania" realizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. O evento que levou diversos serviços para a população ocorreu no último dia 14 (sábado) na Rua Dr. Pedrinho Bezerra, “Km 06” - Zona Oeste de Natal.
O Judiciário realizou 276 atendimentos às comunidades carentes da região, com a participação das Varas da Infância e Juventude, Família, do Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal - NOADE, dos Juizados Especiais e um Plantão Jurídico, com a participação de magistrados e servidores, que realizaram atendimentos das 8h às 12h.
Para dar ainda mais efetividade e celeridade aos serviços prestados pelo Poder Judiciário, algumas instituições convidadas estiveram presentes no evento, como a OAB e ABMCJ que prestaram atendimento jurídico gratuito, realizando petições que foram julgadas na hora pelo plantão judiciário. Um desses atendimentos ocorreu com a senhora Antônia Francisca de Moura que procurou o estande da ABMCJ para retirar o sobrenome do antigo marido do seu registro e das suas três filhas, fruto da segunda união. Para Francisca esse erro lhe causava muitos problemas e não imaginada que já sairia com o mandado de averbação.
Sonhos como o do senhor Domingos Vieira da Silva que com mais de 60 anos de idade não dispunha de nenhum documento por não ter condições financeiras de contratar um advogado e entrar com uma ação para adquirir o Registro Civil fora de prazo. Sonhos que emocionam até mesmo quem estão acostumados com esse tipo de ação, como as magistradas Maria Zeneide Bezerra e Fátima Maria Costa Soares de Lima.
Representando o TJRN, o Des. João Rebouças, visitou todos os estandes e falou da importância desse tipo de ação. “Precisamos repetir esse tipo de ação sempre que possível, para que o povo seja informado de seus direitos e dos caminhos para reivindicá-los, além de despertar nos governantes a necessidade urgente de desenvolver políticas públicas mais permanentes”.
As Comunidades beneficiadas foram a Favela do Fio, Vida Nova, Mereto, Favela dos Pescadores, Favela Vilma Maia e Barreiro, localizadas no Km6, final da Avenida Mor Gouveia.Fonte: Assessoria TJ RN
Palavras - chavesjudiciário TJ cidadania
Adicionar Comentários -->

Enviar para um amigo
-->

Nenhum comentário: