quarta-feira, 25 de março de 2009

Festa à Francesa


La Vie en Rose (Edith Piaf)

Des nuits d'amour à ne plus en finir (Noites de amor que não acaba mais)

Un grand bonheur qui prend sa place (Uma grande felicidade que toma seu lugar)

Des enuis des chagrins, des phases (Os aborrecimentos e as tristezas se apagam)

Heureux, heureux a en mourir. (Feliz, feliz até morrer)



Bonjour meus amores!


A ABMCJ/RN vive momentos de grande euforia com os preparativos para a viagem ao Congresso da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica em Paris, setembro próximo.
Sob essa inspiração européia, a ABMCJ/RN promove a sua Festa à Francesa no próximo dia 18.04 (sábado), a partir das 21h, no Guinza Blue para apresentar a todos os presentes os detalhes da excursão que organizará para o Congresso.
Muita alegria, descontração e surpresas mil não faltarão na nossa festa ao som do DJ residente capaz de transformar o Guinza Blue em Lilás por uma noite.


A festa não é restrita para as associadas, podendo se fazer acompanhar de familiares, amigos e parentes.

O evento da Festa à Francesa é a primeira iniciativa da Comissão de Eventos a fim de arrecadar recursos para diminuição dos custos individuais da viagem para as associadas já confirmadas para participarem da excursão, as quais podem retirar o talão de senhas para venda para benefício próprio.


As senhas são limitadas e custam R$25,00 (sem consumação mínima).


Não fique de fora!
Mais informaçoes: 3221-5400


Au revoir!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Jantar de Gala - Congresso Internacional FIFCJ Paris-2009 (clicar na foto para ampliar)
































Quinta-feira, dia 24 de setembro de 2009, em Paris, a Federaçao Internacional de Mulheres de Carreira Juridica recepcionará todos os participantes do XX Congresso Internacional em um jantar de Gala no Restaurante Le Train Bleu (http://www.le-train-bleu.com/) ao preço de Eur65,00.


Situado no coração da Gare de Lyon, em cima, de frente para os trilhos, o Train Bleu considera-se essencial uma paragem para os estrangeiros e viajantes, bem como um restaurante de referência para parisienses. Construído pelo Paris-Lyon-Mediterrâneo Empresa (PLM), para a Exposição Universal de 1900, o Train Bleu foi originalmente chamado de Buffet de la Gare de Lyon (Lyon Estação do Buffet).


Desde o seu primeiro dia tem sido frequentada por uma clientela abundante e prestígio, entre os quais foram Coco Chanel, Brigitte Bardot, Jean Cocteau ou novamente Salvador Dali e Jean Gabin, e ela continua a vangloriar-se indiscutível sucesso, como testemunhado pelos cerca de 500 clientes servido diariamente. No menu: cozinha francesa tradicional e uma seleção renovada duas vezes por ano, incluindo os aspectos essenciais tais como tartare, preparado no tableside, foie gras, salmão, caracóis, rum babas e vários vacherins.

terça-feira, 17 de março de 2009

ABMCJ RN NA ÄÇÃO DE CIDADANIA¨








PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DE NATAL
·
17/03/2009 - 10:35 Atualizada em: 17/03/2009 às 10:35
Judiciário oferece serviços em projeto social
O Poder Judiciário do Rio Grande do Norte esteve presente na "Ação de Cidadania" realizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. O evento que levou diversos serviços para a população ocorreu no último dia 14 (sábado) na Rua Dr. Pedrinho Bezerra, “Km 06” - Zona Oeste de Natal.
O Judiciário realizou 276 atendimentos às comunidades carentes da região, com a participação das Varas da Infância e Juventude, Família, do Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal - NOADE, dos Juizados Especiais e um Plantão Jurídico, com a participação de magistrados e servidores, que realizaram atendimentos das 8h às 12h.
Para dar ainda mais efetividade e celeridade aos serviços prestados pelo Poder Judiciário, algumas instituições convidadas estiveram presentes no evento, como a OAB e ABMCJ que prestaram atendimento jurídico gratuito, realizando petições que foram julgadas na hora pelo plantão judiciário. Um desses atendimentos ocorreu com a senhora Antônia Francisca de Moura que procurou o estande da ABMCJ para retirar o sobrenome do antigo marido do seu registro e das suas três filhas, fruto da segunda união. Para Francisca esse erro lhe causava muitos problemas e não imaginada que já sairia com o mandado de averbação.
Sonhos como o do senhor Domingos Vieira da Silva que com mais de 60 anos de idade não dispunha de nenhum documento por não ter condições financeiras de contratar um advogado e entrar com uma ação para adquirir o Registro Civil fora de prazo. Sonhos que emocionam até mesmo quem estão acostumados com esse tipo de ação, como as magistradas Maria Zeneide Bezerra e Fátima Maria Costa Soares de Lima.
Representando o TJRN, o Des. João Rebouças, visitou todos os estandes e falou da importância desse tipo de ação. “Precisamos repetir esse tipo de ação sempre que possível, para que o povo seja informado de seus direitos e dos caminhos para reivindicá-los, além de despertar nos governantes a necessidade urgente de desenvolver políticas públicas mais permanentes”.
As Comunidades beneficiadas foram a Favela do Fio, Vida Nova, Mereto, Favela dos Pescadores, Favela Vilma Maia e Barreiro, localizadas no Km6, final da Avenida Mor Gouveia.Fonte: Assessoria TJ RN
Palavras - chavesjudiciário TJ cidadania
Adicionar Comentários -->

Enviar para um amigo
-->

quinta-feira, 12 de março de 2009

GRANDE EVENTO: MIN. STJ ELIANA CALMON EM HOMENAGEM A ABMCJ DISCURSA INESQUECÍVEL PALESTRA E LANÇA NOVA EDIÇÃO DO LIVRO RESP-SUCESSO

Des. Célia Smith, Zélia Madruga, Lúcia Margareth, Marta Varela, e Lúcia Jales prestigiam a Min.Eliana Calmon (sentada).

Desembargadores Amauri Moura, Armando Ferreira com Lúcia Margareth e Lúcia Jales ao lado da Min. Calmon.

A elegante Procuradora de Justiça e nossa querida Associada Tereza Cristina parabeniza pelo evento.


A Presidente do Tribunal de Contas do Estado Adélia Sales abrilhanta com a marcante presença.
100 exemplares da nova edição do livro REsp-Receitas Especiais adquiridos dentro de alguns minutos e, o melhor: Toda renda revertida à Instituição Carente.


A Senhora Ministra Eliana Calmon profere a extraordinária palestra sobre o tema ¨Segurança Jurídica¨ ocasião em que, ficarão gravados na memória de todos os assistentes, de forma ímpar, o inteligente discurso, a capacidade e, sobretudo os exemplos de objetividade e autenticidade da segura e brilhante Ministra.


Momento de grande emoção experimentado pela Juíza e Diretora da ABMCJ RN Lindalva Medeiros pelas homenagens de mérito e natalícia recebidas da Associação. Para abrilhantar ainda mais, a entrega das lindas flores foi realizada pela maravilhosa Juíza Zeneide Bezerra.


A querida Associada e Inventora deste blog recita linda poesia em homenagem às Mulheres presentes. PARABÉNS A LIEGE GOMES MACHADO!!! A ABMCJ RN orgulha-se pelas suas habilidades.


A Presidente da ABMCJ RN e Advogada Lúcia Jales em saudação de boas vindas à Ministra aproveita o momento para ressaltar: a importância da participação das Mulheres sem a qual, mesmo as da Carreira Jurídica, jamais serão felizes diante da violência e discriminação sofridas por todas as outras de igual gênero; faz apelo para as colegas da área se associarem e, por último, pede aos homens que apoiem as Mulheres por estarmos diante de uma causa nobre.
Na mesa: representando a OAB/RN Kallina Flor; ABMCJ Lúcia Jales; Senadora Rosalba Ciarline; Ministra Eliana Calmon; Presidente em exercício do TJRN Célia Smith; do Governo do Estado Jorge Galvão; Senador Garibalde Alves, Presidente do Tribunal de Contas do Estado Adélia Sales e, representando o município de Natal Bruno Macedo.


Comemoração em Alto Estilo... Parabéns às Mulheres... Este é ¨O¨auditório. Lotadíssimo...



O nosso renomado Jurista, Poeta, Escritor e Procurador do Estado e Presidente da Academia de Letras Jurídicas do Rn Adalberto Targino prestigia também as colegas mulheres Marta Barbosa, Lúcia Jales, Zélia Madruga, Kátia Lobo e a Ministra.
Matéria publicada no site do TJRN.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça do RN recebeu na manhã de hoje (6) a ministra Eliana Calmon que proferiu palestra sobre Segurança Jurídica. O evento ocorreu em parceria com a Associação de Mulheres de Carreira Jurídica do RN – ABMCJ e contou com a participação da comunidade jurídica e das principais autoridades do Estado.
Um dos pontos levantados na palestra foi a respeito do papel do magistrado ao proferir uma decisão. De acordo com a ministra, o julgador não é um mero aplicador da lei, mas sim, um interpretador da norma, devendo ter como base os princípios constitucionais e os efeitos sociais da decisão.
A Teoria da Relativização da Coisa Julgada, que vem sendo adotada pelos Tribunais Superiores, também foi abordada na palestra. A ministra exemplificou casos concretos, na qual uma decisão transitada em julgado, ou seja uma decisão definitiva que não cabe mais recurso, pode ser reavaliada, quando fere os princípios e as exigências do bem-estar comum.
Para Eliana, o crescimento acelerado da sociedade inviabiliza a edição de normas que acompanhem essas mudanças: “Por isso a função do magistrado, que deve levar em consideração os anseios sociais”.

quarta-feira, 11 de março de 2009

MULHERES PIONEIRAS NA POLÍTICA - RN

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Norte tem a honra de parabenizar todas as mulheres pelo dia oito de março – dia internacional da mulher.
Esta semana faremos uma homenagem as grandes mulheres que ajudaram a construir a história do Rio Grande do Norte e despontaram no Brasil colaborando com o desenvolvimento político-cultural do país como feministas à frente de seu tempo. Hoje os parabéns especiais vão para as mulheres pioneiras na política:


O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.

Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães - de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.


Faz só 77 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.


As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.






A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.





Pioneira na luta pela emancipação da mulher, primeira deputada eleita no Rio Grande do Norte, Maria do Céu Pereira Fernandes nasceu em Currais Novos, em 1910.Com a repressão que sobreveio à Revolução de 30, Juvenal Lamartine é deposto da presidência da Província e vai para o exílio. Maria do Céu é convidada para se candidatar à Assembléia Constituinte Estadual pelo Partido Popular. Sua candidatura é apresentada como uma proposta de renovação nos quadros políticos e como símbolo das conquistas políticas da mulher norte-rio-grandense.


Maria do Céu Fernandes enfrenta na campanha eleitoral um clima de extrema violência. Fiel a seus princípios, defendendo a causa feminina e as propostas do Partido Popular, Maria do Céu Fernandes é eleita em 1934. O seu partido elege onze deputados estaduais. Mas, sob o patrocínio da Interventoria Federal, começa a haver atos de ostensiva intimidação de parlamentares oposicionistas, sendo Maria do Céu vítima de tentativas de envenenamento. Ela propõe, então, que todos os seus partidários eleitos se retirem em grupo para Paraíba, o que de fato ocorreu. Os deputados só voltam na véspera da posse, sob a proteção do Exército.


Com o golpe de 1937, a Assembléia foi fechada. Maria do Céu fez oposição ao Estado Novo e, na redemocratização, retirou-se das atividades partidárias para se dedicar à família. Em 1960 passou a residir no Rio de Janeiro com o marido, o deputado federal Aristófanes Fernandes. Em 1965, ao ficar viúva, voltou para o Rio Grande do Norte, para administrar os bens da família. Atualmente, aos 90 anos, Maria do Céu Fernandes – uma das nove primeiras deputadas eleitas do Brasil – reside no Rio de Janeiro.





Primeira e atual Governadora do Estado do RN, também primeira Deputada Federal do Estado, eleita em 1986 e primeira mulher a ser eleita para exercer o cargo de prefeita de Natal.Wilma de Faria iniciou sua vida pública em 1979 ao ser nomeada para a presidência do MEIOS – Movimento de Integração e Orientação Social - pelo Governador do Rio Grande do Norte e, à época, seu marido, Lavoisier Maia. À época atendia pelo nome de Wilma Maia.


Em 1983, Wilma de Faria assume a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social durante o primeiro governo de José Agripino Maia, cargo do qual se desvencilhou em 1985 quando, filiada ao PDS, disputa a sua primeira eleição e perde a prefeitura de Natal para o então deputado estadual Garibaldi Alves Filho. Em 1986 é eleita deputada federal a atua na Assembléia Constituinte. Seus votos em temas relacionados a direitos sociais e dos trabalhadores fizeram-na figurar entre os deputados nota 10, distinção concedida pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP).

Em 1988, Wilma já estava filiada ao PDT e vence a eleição para a prefeitura de Natal cumprindo um mandato de quatro anos ao final do qual, com a sua popularidade em alta, consegue eleger Aldo Tinoco como seu sucessor em 1992 quando já estava separada de Lavoisier Maia, fato esse que culminou no seu ingresso ao PSB. Em 1994, disputa a eleição para governador e fica em quarto lugar. Em 1996, já rompida politicamente com Tinoco, volta a disputar a Prefeitura de Natal com o apoio de José Agripino Maia e vence novamente. Em 1998, rompe politicamente com José Agripino Maia e em 2000 recebe o apoio do então governador Garibaldi Alves Filho na sua reeleição para a Prefeitura de Natal. Em abril de 2002, renuncia à prefeitura para disputar o governo do estado, sendo eleita com 820.541 votos, correspondentes a 61,05% dos votos válidos.
Em 2006, candidata- se à reeleição para governadora, junto com o parceiro de chapa, Iberê Ferreira de Sousa. Numa disputa histórica com Garibaldi Alves, venceu no segundo turno com 824.101 votos, correspondentes 52,38% dos votos válidos.

Primeira e atual Senadora do RN.Médica pediatra, casada com o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado e tem quatro filhos. Natural de Mossoró. Rosalba entrou na vida pública no ano de 1988 quando se elegeu prefeita de Mossoró, tornando-se a primeira mulher a administrar a capital do Oeste.Rosalba Ciarlini, governou Mossoró por três mandatos, uma das características de sua administração foi à elevação da auto-estima do mossoroenses. Além disso, zelou pelos investimentos públicos, elevou a qualidade de vida em Mossoró investindo em saneamento e saúde pública. Priorizou a educação municipal e implantou o calendário de eventos da cidade com destaque para festas populares que geram emprego e renda para população, com isso, fez com que o turismo desse um salto na capital do Oeste.

Em sua administração também conseguiu aposentar o carro pipa, construiu 160 km de adutoras e ainda levou para o homem do campo 1.260 km de energia, além de distribuir 360 kit´s de energia solar para a população de baixa renda. Todas essas medidas contribuíram para que fosse reduzido a mortalidade dos mossoroenses, como também o aumento da longevidade e ainda a diminuição da pobreza.

Na sua gestão Rosalba distribuiu mais de 4.000 casas populares erradicando 19 favelas. Ao término de seu terceiro mandato como prefeita, a administração de Rosalba Ciarlini foi avaliada por 94% dos mossoroenses como excelente; fato este que levou Rosalba a ser candidata à senadora do RN. Ao iniciar a campanha para o Senado Federal Rosalba Ciarlini tinha apenas 3% das intenções de votos. Ela fez uma campanha de contato direto com os eleitores. Das urnas veio a grande vitória. Rosalba obteve 645.869 votos que representou 44,18%, dos votos válidos, com esse resultado ela se tornou à primeira senadora do Rio Grande do Norte.No Senado Federal, Rosalba Ciarlini está colocando em prática os compromissos que assumiu durante a campanha. Fará uma atuação municipalista, voltada para defesa da cidadania.

A senadora acredita que fortalecendo os municípios estará dando uma grande contribuição ao RN e ao país.Uma outra bandeira de Rosalba Ciarlini é a saúde, como médica sabe que a população precisa de medidas preventivas entre elas o saneamento básico, que garante a melhoria da saúde e qualidade de vida da população. Quando prefeita de Mossoró a cidade tinha apenas 8% de saneamento, graças à sensibilidade de Rosalba, Mossoró hoje tem mais de 60% de saneamento básico, os resultados na saúde da população já começam a aparecer.

Fonte: CRC-RN

terça-feira, 10 de março de 2009

matéria TJ RN

Ceará-mirim comemora o Dia da Mulher com evento educativo
Em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Comarca de Ceará-mirim está realizando uma Semana de eventos educativos, com a distribuição de panfletos sobre a Lei Maria da Penha e a realização de palestras. A Semana Comemorativa iniciou hoje (4) com uma blitz em frente ao fórum e segue até o dia 8, com uma grande caminhada.
A Comarca conta com a parceria de várias instituições, a exemplo da Prefeitura, Câmara Municipal e a Associação de Mulheres de Carreira Jurídica do RN (ABMCJ). Nessa quinta-feira, 5, haverá uma palestra sobre a Lei Maria da Penha no auditório do Espaço Cultural, com a Coordenadora Estadual dos Direitos da Mulher A Dra. Rossana Roberta. Para Dra. Zeneide Bezerra, diretora do foro, o Dia Internacional da Mulher é um dia que toda a população deve comemorar, por causa dos grandes avanços femininos nos últimos anos e o aumento significativo das mulheres no mercado de trabalho. A juíza exemplificou o crescimento do número de mulheres nos mais altos postos da magistratura brasileira, como STF e STJ.
A presidente da ABMCJ, Lúcia Jales, destacou a importância de eventos dessa natureza, como forma de valorizar o trabalho desenvolvido pelas mulheres, demonstrando que as instituições estão unidas na valorização feminina e no combate à violência: "Muitos avanços ocorreram, mas pesquisas demostram, em alguns casos, que homens recebem salário superior ao das mulheres, desempenhando a mesma função", disse. Para a juíza Zeneide e para a presidente da Associação, esse quadro não representa um desestímulo, mas um fator encorajador para que as mulheres continuem mostrando eficiência profissional e o grande papel que desempenham na sociedade.

BANQUETE JURÍDICO

ABMCJ/RN proporciona um verdadeiro banquete jurídico.

Em uma manhã de sol concorrida, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ/RN – no dia 06.03.09, nesta sexta, das 9: 30 às 14:00h, ocasião que mostrou a força da Mulher de Carreira Jurídica através do exemplo admirável da Min. Eliana Calmon/STJ que alimentou a alma de todos os presentes com o tempero admirável dos seus valiosos conhecimentos jurídicos.
O auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte lotado, com a presença, quase unânime, das Associadas ABMCJ/RN, testemunhou o carisma, autenticidade e sapiência de uma Mulher que não descuida das tarefas femininas de mãe, Mulher e excelente anfitriã, conciliadas com o exercício digno e corajoso da função que ocupa no Superior Tribunal de Justiça.
Sobretudo autêntica foi devidamente prestigiada por diversas autoridades que compuseram a mesa, como também por aquelas que prestigiaram a palestra no auditório, a Min. Eliana Calmon (associada ABMCJ) lançou o livro “REsp – Receitas Especiais” no Salão Nobre, encerrando a manhã com chave de ouro, em meio à presença marcante das inúmeras Associadas ABMCJ/RN que lá estiveram.
O sucesso da promoção e organização do evento não seria possível sem o estabelecimento de parcerias tão valiosas e sem a competência de todos os profissionais envolvidos e comprometidos com esse sucesso.Dessa forma, a ABMCJ/RN agradece o apoio dos parceiros, a saber Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte, Centro de Estudos e Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte, OAB/RN, Escola Judiciária Eleitoral do RN, FAL, Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Hotel Pirâmide e, especialmente o empenho por parte de todos os profissionais do Cerimonial do Tribunal de Justiça.Para todas as Associadas da ABMCJ/RN, muito obrigada!ASSOCIADA!!! LEMBRE-SE SEMPRE: VOCÊ, QUERIDA COLEGA, É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DA NOSSA ABMCJ...PARABÉNS!!!!

Com carinho,

Lúcia Jales

segunda-feira, 9 de março de 2009

HOMENAGENS...


A secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cléa Carpi da Rocha, recebeu no dia (05/03) um pergaminho e uma placa comemorativa em nome da Comissão de São Paulo da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), presidida pela advogada Eugênia Maria de Souza Frias, que também é vice-presidente da AMBCJ em âmbito nacional. Acompanhou a entrega da placa a secretária-geral da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Sulamita Santos Cabral. Ambas participaram da cerimônia de entrega a Cléa Carpi do Prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz, concedido pelo Senado a cinco mulheres por relevantes serviços na garantia dos direitos femininos e em questões de gênero em 2008.



Prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz

As agraciadas: a secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cléa Anna Maria Carpi da Rocha; a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho; a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro; a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomese a assistente social Neide Viana Castanha, que coordena o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.


O conselho decidiu também homenagear in memoriam a ex-primeira dama e antropóloga Ruth Cardoso, que morreu em 24 de junho de 2008. Dona Ruth - como era mais conhecida - criou o Conselho da Comunidade Solidária, programa que visava a alfabetização, capacitação e produção de artesanato solidário. Também publicou livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.


Instituído em 2001 pela Mesa do Senado, o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz elege anualmente cinco mulheres que tenham se destacado em atividades de defesa dos direitos e valorização da mulher. Em 2008, foram 55 as indicações. (Agência Senado)



sábado, 7 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER...



A Alma da mulher... (Autor Desconhecido)

Nada mais contraditório do que "ser mulher"...
Mulher que pensa com o coração,
Age pela emoção e vence pelo amor.

Que vive milhões de emoções num só dia
e transmite cada uma delas, num único olhar.

Que cobra de si a perfeição
E vive arrumando desculpas
Para os erros, daqueles a quem ama.

Que hospeda no ventre outras almas,
Dá a luz e depois fica cega,
Diante da beleza dos filhos que gerou.

Que dá as asas, ensina a voar
Mas não quer ver partir os pássaros,
mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.

Que se enfeita toda e perfuma o leito,
ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes.

Que como uma feiticeira transforma em luz e sorriso
As dores que sente na alma, só pra ninguém notar.

E ainda tem que ser forte,
Pra dar os ombros para quem neles precise chorar.

Feliz do homem que por um dia
Souber entender a alma da mulher!

*****

E NESTE DIA...
(Liege Machado)

Que todos valorizem a mulher
Todo dia... O dia todo...
Em todos os dias da vida
Em todos os momentos...

Afinal, quem não sentiu
O cheiro, o gosto, o prazer
O abraço, o beijo, o afago
O sorriso ou o amor de uma M-U-L-H-E-R ?

Então Parabéns a todos
Que tem (ou tiveram)
Pelo menos uma
Em sua vida!


Publicado no blog por Liege Machado

quinta-feira, 5 de março de 2009

PALESTRA NO TJRN...

05/03/2009 - Ministra profere palestra no TJRN sobre Segurança Jurídica

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em parceria com a Associação de Mulheres de Carreiras Jurídicas - ABMCJ, traz para Natal a ministra Eliana Calmon nessa sexta-feira (8) para proferir palestra sobre Segurança Jurídica, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento será realizado às 9:30h no auditório do TJRN, 3º andar. A comunidade jurídica e as principais autoridades do Estado foram convidadas para participar da palestra.

Antes de se tornar a primeira magistrada no STJ, Eliana Calmon foi Procuradora da República em Pernambuco e na Subprocuradoria Geral da República. Foi presidente da 2ª Turma do STJ em 2003 e da 1ª Seção em 2005. Além de ser professora de Direito Processual Civil, a ministra participa de diversas ONG's e é membro da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica em Brasília.

Nem só de julgamentos vive a ministra Eliana Calmon que publicou diversos livros de receitas culinárias. Na quarta edição do livro REsp - Receitas Especiais, a ministra realiza uma manhã de autógrafos após a palestra.

No Rio Grande do Norte são integrantes da ABMCJ as magistradas Zeneide Bezerra, Fátima Soares de Lima, Maria Neize de Andrade, Tálita Maranhão, Marina Melo e juíza aposentada Lindalva Medeiros. Além do TJRN, a associação firmou parceria com a Procuradoria Geral do Estado, com o Centro de Estudos e Academia de Letras Jurídicas do RN, com a Escola Judiciária Eleitoral do RN, a Universidade Potiguar e a Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte:
Poder Judiciário - RN

Publicada no blog po Liege Machado

quarta-feira, 4 de março de 2009

HOMENAGEM À MULHER

Olá queridos, fiquei a pensar no que escrever pra homenagear as mulheres... Deixei fluir o pensamento e escrevi...



No corpo de uma mulher...

A sensibilidade e ousadia caminham juntas
O amor e o senso de responsabilidade são inseparáveis
A força e a fragilidade tem algo em comum
A alegria e o choro se abraçam


A mulher que enfrenta mês a mês a TPM
Que a cada minuto resiste e que quase sempre
Enfrenta o desafio de quatro jornadas de trabalho...
E isso com um belo sorriso no rosto!

A mulher que usa a maquiagem para realçar a beleza
E de "cara lavada" brilha no recônduto do lar
Seu arsenal de energia...
E não precisa ser um convencional
Basta ter amor, respeito, admiração e colo é claro!!!

A mulher que fala o que pensa...
A mulher que pensa no que fala
A mulher que não pensa e fala
A mulher que simplesmente pensa.. e cala!
Porque até seu silêncio fala!

A mulher é essencial
À sobrevivência da espécie humana
A manutenção da beleza em seus vários aspectos!

A mulher filha, mãe, irmã, cunhada, nora, sogra...
A mulher profissional excelente
A mulher apaixonada pelo que faz
A mulher sofrida, mas guerreira

Deus por alguma razão fez a mulher...
Para que os homens se apaixonassem
Os filhos procurassem nela o amor
E todos, inclusive as próprias admirassem!


Mas a força e a beleza da mulher devem vir
Dos sonhos que a motiva
Do amor que energiza sua razão
Da causa que abraça com ardor

Das lágrimas que lava o coração
Do sorriso que a torna confiante
E acima de tudo da fé!
A fé em Deus que a criou MULHER... Simplesmente!



Liege Machado - 04.03.2009


ARTIGO: COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Fiquei com a tarefa especial de escrever a respeito do nosso dia, assim aproveito esta oportunidade para refletir juntamente com vocês sobre o que é ser mulher no dias atuais. Hoje temos muitas funções, somos: mães, amantes, companheiras, filhas, amigas, noras, sogras, cunhadas, domésticas, juízas, médicas, dentistas, motoristas, garçonetes, professoras, advogadas..., enfim somos muita coisa, mas não podemos nunca deixar de ser MULHER: Moderna, Única, Linda, Honesta, Equilibrada, Romântica. Precisamos nos conscientizar do nosso valor como cidadã de direito e lutar por conquistas ainda não alcançadas em sua plenitude, como o recebimento do salário igual ao do homem, decorrente da execução da mesma atividade laborativa, a redução ou eliminação da violência doméstica, o respeito da nossa capacidade plena de desenvolvimento, entre outros. Aprendemos durante longos anos que temos valor, que não podemos ser tratadas como “um cascalho” e sim como “pedra preciosa”. E que cada dia possamos escrever a trajetória da nossa vida de forma mais madura, eloqüente e correta visando o bem comum. Para finalizar apresento uma citação do Padre Fábio de Melo ensinando que, “Deus resolveu reformar o mundo e escolheu o seu coração para iniciar a reforma. Isso prova que ele ainda acredita em você”. Desta forma desejo a você mulher, em especial a você advogada, um dia de muita alegria, fé, amor e paz espiritual. Parabéns! VALDERICE NÓBREGA Diretora Tesoureira da OAB/RN

segunda-feira, 2 de março de 2009

domingo, 1 de março de 2009

Encontro Marcado com a Min.Eliana Calmon

A Associação firmou parceria com o TJRN, PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, CENTRO DE ESTUDOS E ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RN, ESCOLA JUDICIÁRIA ELEITORAL DO RN, UNP E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
Serão prestigiadas não somente as mulheres, mas também toda a comunidade jurídica local (desembargadores, juízes, promotores, advogados e estudantes de Direito) visto o tema SEGURANÇA JURÍDICA ser interessante a todos os profissionais da área jurídica.
A palestra será realizada dia 06.03.2009( próxima sexta-feira), às 9h30min, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, com a presença de autoridades judiciárias e políticas. Após a solenidade haverá o lançamento da nova edição do livro, no salão nobre, ocasião em que a Ministra Eliana Calmon, demonstrando não só o gosto pela culinária como também pela solidariedade, uma vez que toda renda proveniente da venda será revertida para instituições de caridade, autografará todos os exemplares.
REsp - Receitas Especiais, já na quarta edição, revista e acrescida de novos pratos e dicas, revela uma profissional de forno e fogão tão experiente e segura quanto a que julga os inúmeros recursos especiais na sua rotina de trabalho no STJ. Daí o feliz trocadilho que dá nome à publicação.